A “Crocs” brasileira: esquecida pelo mercado – comentários do 2T24 da Grendene (GRND3)
Quase ninguem fala dela, ou comentou seus resultados.
Isto é ruim?
Não na minha opinião.
Em geral é nas empresas mais esquecidas que conseguimos comprar bons negócios com múltiplos de negociação baixos (leia-se: empresas baratas).
Esta é uma situação recorrente com small caps, ainda mais em momentos em que a bolsa de valores está “fora de moda”
A receita liquida e a receita por par cresceram 4% ante o 2T23, com o numero de pares vendidos estável frente ao ano anterior - o destaque foi a alta de 12% nas exportações a.a.
O Lucro Bruto cresceu 8% bem versus o ano anterior, com a receita liquida crescendo e o custo total estável frente ao ano anterior.
A margem bruta aumentou 1,7p.p para altos 42,6%.
A margem Ebit recorrente aumentou 2,6 p.p para 8,8% com o Ebit recorrente aumentando em 48% a.a já que as despesas recorrentes também não subiram ante o ano anterior.
O Ebitda foi de R$43 mi, alta de 76% em relação ao mesmo período de 2023.
A Grendene registrou lucro líquido de R$42 mi no 2T24, uma queda de 27% a.a. devido ao resultado de outros ativos financeiros (SCPs, COE, Debêntures) pior que no 2T23.
O caixa gerado nas atividades operacionais foi de R$637 milhões sendo destinado para distribuição de dividendos e juros sobre o capital próprio o valor de R$222 milhões.
O caixa líquido (considerando caixa, equivalentes e aplicações financeiras de curto e longo prazo, menos empréstimos e financiamentos de curto e longo prazo) em 30/06/2024 era de R$1,5 bilhão, 44,5% maior que no ano anterior.
A empresa aprovou recompra de ações de até 2% do capital em circulação recentemente.
A GRND3 pagou 5% de retorno em proventos em 12 meses, negocia a P/L de 12 meses de 10x e EV/Ebitda de 9x.
A “Crocs” brasileira: Da fábrica para o varejo
No dia 19/06 a Grendene anunciou novas iniciativas da marca Melissa, cuja operação foi internalizada há um ano pela empresa.
Antes as franquias era comandada por uma terceirizada, a Multi Franqueadora.
O foco é melhorar a relação com o franqueado para retomar a expansão mais acelerada de lojas e se aproximar do cliente final.
Atualmente, a rede de franquias conta com 409 lojas e corresponde a 60% do faturamento da Melissa.
As lojas e marca serão renovadas com novos conceitos arquitetônicos e pagamento direto com o vendedor, estilo loja da Apple gringa, pelo que entendi.
Em breve passarei a atualização do preço alvo e valuation para os assinantes.
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Cristiane Fensterseifer – CNPI, CGA e consultora CVM de investimentos no www.investe10.com.br
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Pq não Vulcabrás? Acho q tem marcas mais fortes e maior DY.