top of page
Foto do escritorCristiane Fensterseifer

A diferença que faz um bom executivo!

Atualizado: 12 de dez. de 2022


A Wiz Seguros (WIZS3) caiu mais de 12% hoje com o anuncio da saída de seu presidente.


A Wiz costuma ser uma pergunta frequente dos clientes, por ser uma small cap que está fazendo muito bem a lição de casa e agregando novos contratos após perder o balcão da Caixa Econômica Federal...



Fonte: Google


Sob diversas métricas a empresa parece barata, negociando a apenas 7 vezes seu Preço/ Lucro (P/L).


O grande porém da tese de investimentos da Wiz (WIZS3) é que boa parte do lucro da empresa ainda é resquício da época que a companhia distribuía seguros por meio do balcão da Caixa, coisa que ela perdeu ...


Com as receitas que ainda restaram de produtos de maior prazo (como seguros de vida por exemplo) que tinham sido vendidos no balcão da Caixa da caixa decaindo trimestre após trimestre, até se exaurirem, o sucesso futuro da empresa depende de novos clientes.


E é aí que entra a grande importância do executivo, e o motivo da queda das ações hoje com sua saída.


Conseguir novos clientes é algo que a Wiz estava fazendo muito bem !!!


Um caso emblemático é o contrato de venda de seguros com o Banco Inter (INBR32), por exemplo, que vem entregando bom crescimento e resultado para a empresa, entre outros.


Pelo excelente trabalho da atual gestão em recompor receitas perdidas do antigo contrato com a Caixa, a ação sempre era muito perguntada pelos clientes.


Hoje, com a saída o principal ator que era apontado como o executivo por trás dessa estratégia bem sucedida de negócios, para surpresa do mercado, o resultado foram as ações caindo 12% apenas hoje!


É um exemplo da importância de bons executivos a frente das empresas e de países, em um momento de transição de governo inclusive, com a saída de Bolsonaro e eleição de Lula, que vem chacoalhando os mercados !


Falando nisso, hoje o Ibovespa caiu 2% o Indice das Small Caps caiu 1,7% e o dólar subiu 1,26% para R$ 5,31.


O motivo do estrago foram os rumores de uma mudança na Lei das Estatais para que fosse possível indicar Aloizio Mercadante (ex-ministro de Dilma Rousseff) para a Petrobras (PETR4) ou o BNDES.


O risco é o intervencionismo nas estatais que marcou sua atuação na gestão Dilma, época em que juros foram subsidiados para criar as chamadas "Campeãs Nacionais" como JBS (JBSS3).


A votação da PEC da Transição parece que vai ficar para 5ª feira, na Câmara, após o STF julgar as emendas de relator (orçamento secreto).


Provavelmente como uma forma de pressão do Congresso que teme perder protagonismo no Orçamento se o STF julgar tais emendas como inconstitucionais.


Nossa bolsa sofreu em um dia de alta nas bolsas de Nova York, nos EUA com a probabilidade de um CPI amanhã mais fraco - vamos lembrar que o petróleo e o minério caíram bem - e uma decisão de juros na 4a mais amena.




Fonte: Investing


Por fim eu não posso deixar de recomendar que leiam este fio excelente do Oliver Stuenkel no link abaixo:



Grande Abraço,


Cristiane Fensterseifer, CNPI, CGA - 12/12/2022






Disclaimer


Exoneração de responsabilidade e informações importantes:


Os conteúdos podem mencionar possibilidades de lucro financeiro decorrente de investimento, eximindo-se a analista de qualquer responsabilidade sobre eventuais prejuízos do cliente em decorrência da tomada de decisão deste. Recomendações de investimento mesmo quando são fundamentadas pela avaliação criteriosa de um analista certificado, podem não estar corretas e não antecipar o comportamento dos mercados com exatidão. Padrões, histórico e análise de retornos passados não garantem rentabilidade futura. Todo investimento financeiro, em maior ou menor grau, embute riscos que podem ser mitigados, mas não eliminados. Nunca devem ser alocados em renda variável recursos destinados a despesas imediatas ou de emergência, bem como valores que comprometam o patrimônio do cliente. A analista não realiza intermediações financeiras e não obtém nenhum tipo de receita advinda de comissões, corretagens ou emolumentos sobre montantes aplicados, cabe ao investidor a exclusiva responsabilidade pela execução de operações junto à respectiva instituição financeira na qual possua conta aberta. Os analistas têm, ou podem vir a ter, posições nos investimentos recomendados. O disclaimer não se sobrepõe à legislação e regulamentação vigentes.








ATENÇÃO: Retornos passados não são garantia de retorno futuro. Investimentos envolvem riscos e podem causar perdas ao investidor. Cada investidor deve desenvolver suas próprias análises e estratégias, considerando seu nível de risco e perfil de investidor.








Ao assinar, adquirir ou utilizar quaisquer de nossos produtos ou serviços, você concorda e sujeita-se ao Termo de Uso sem o qual não poderá contratar o serviço:








TERMO DE USO: VOCÊ CONCORDA QUE INVESTIMENTOS ENVOLVEM RISCOS E QUE O MATERIAL DISPONIBILIZADO AQUI NÃO OFERECE GARANTIA DE RETORNO, EXPRESSA OU IMPLÍCITA, CABENDO AO CLIENTE POS SUA OPÇÃO, CONTA E RISCO COLOCAR EM PRÁTICA INVESTIMENTOS BASEADOS EM TAIS INFORMAÇÕES.








Cada investidor deve desenvolver suas próprias análises e estratégias.








Declaração do(s) analista(s) de valores mobiliários(de investimento), nos termos da CVM nº 20/2021








O analista de investimento, ou de valores mobiliários, envolvido na elaboração deste relatório declara que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma.








1. O(s) analista(s) de investimentos, envolvidos na elaboração deste relatório, não tem vínculo com pessoa natural que trabalha para o emissor objeto do relatório de análise.








2.O(s) analista(s) de investimentos, seus cônjuges ou companheiros, podem deter, direta ou indiretamente, em nome próprio ou de terceiros, ações e/ou outros valores mobiliários de emissão das companhias objeto de sua análise.








3.Os analistas de investimento, seus cônjuges ou companheiros, podem estar direta ou indiretamente envolvidos na aquisição, alienação ou intermediação dos valores mobiliários objeto deste relatório.








4.Os analistas de investimento, seus cônjuges ou companheiros, podem ter direta ou indiretamente, interesse financeiro em relação à companhia emissora dos valores mobiliários analisados neste relatório.








5.Os analistas de investimento, seus cônjuges ou companheiros, negociam com cotas de fundos de investimento que concentram seus investimentos na companhia analisada ou em seu setor da economia, ou em cuja administração ou gestão podem influenciar, direta ou indiretamente.








As opiniões são individuais do analista a partir da sua percepção e analise, bem como projeções e entendimento e sempre são sujeitos a mudanças acompanhando os fatos.




O conteúdo não constitui oferta de negociação de valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros.








O analista responsável pela elaboração do conteúdo declara, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº 20/2021, que suas recomendações refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e são elaboradas de forma independente.








Declaração do(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento) envolvidos na elaboração deste relatório, nos termos da CVM nº 20/2021:








1. O(s) analista(s) de investimento, ou de valores mobiliários, envolvido(s) na elaboração deste relatório (“Analistas de investimento”), declara(m) que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente as suas opiniões pessoais sobre as companhias e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma,




. 2. O(s) Analista(s) de investimento podem see titulares de valores mobiliários objeto do presente relatório.




Os relatórios específicos são de uso exclusivo dos adquirentes e não podem ser reproduzidos ou distribuídos.




A reprodução indevida de relatórios ou trechos está sujeita a multa e demais punições cabíveis, de acordo com artigos 102 e seguintes da Lei 9.610/98.








Cada investidor deve desenvolver suas próprias análises e estratégias.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
RECEBA
O MELHOR
CONTEÚDO DE
INVESTIMENTOS
NO SEU EMAIL

Obrigado(a)!

bottom of page