Ambipar (AMBP3) busca dinheiro no mercado. Vale a pena participar da subscrição?
A Ambipar (AMBP3) está sofrendo hoje na bolsa, com queda de 10% enquanto escrevo este post, pois anunciou uma follow-on, ou seja uma emissão primária de ações.
A emissão de novas ações (o que chamamos de follow-on) é uma forma de a empresa captar mais dinheiro para seu balanço , seja para pagar dividas ou crescer fazendo investimentos e aquisições.
A oferta base da Ambipar será de R$560 milhões, mas pode chegar a R$ 1 bilhão e isso é bastante relevante, pois é quase metade de seu valor de mercado.
Logo, temos como consequência que esta oferta traz um diluição importante aos acionistas que não participarem dela.
Pelos meus cálculos, a diluição é de cerca de até 26% no cenário base, mas pode chegar até a 50% se a oferta toda for colocada, claro, se tiver demanda de acionistas dispostos a colocar dinheiro novo na empresa.
Todo o valor levantado nesta oferta será usado para QUITAR DIVIDAS! Guarde isso pois esta informação é chave!
O que é uma diluição?
A empresa está emitindo NOVAS ações e as vendendo no mercado para captar dinheiro.
A diluição ocorre, pois, caso os atuais investidores – que tem PRIORIRADE em participar da subscrição - não participem da oferta, ou seja, NÃO COLOCAREM DINHEIRO NOVO PARA COMPRAR AS NOVAS AÇÕES EMITIDAS, o seu percentual de participação na empresa será DILUIDO.
Porque as ações estão caindo hoje?
O papel (ações) da AMBP3 estão sofrendo pois a empresa está emitindo ações em um preço atual considerado BAIXO por muitos do mercado.
Em geral, é interessante a empresa emitir novas ações e vende-las , para capturar o máximo de dinheiro que conseguir, quando os preços estão altos. Concorda?
Este é o motivo pelo qual na época em que estão rolando muitos IPOs (ofertas públicas iniciais) de diversas empresas no mercado, é um sinalizador que as ações estão CARAS.
Mas este não é o caso atual...
Não estamos em um mercado de alta com ações no pico histórico, muito pelo contrário, estamos enfrentando um mercado sofrido , com alta de juros nos EUA e guerras....
Veja como as ações da Ambipar, por exemplo, estão muito mais baratas do que já estiveram ... na verdade estão com queda de 70% desde as máximas.
Logo o mercado não gosta que a empresa emita novas ações e as venda por um preço considerado baixo, e ainda mais em uma percentual tão alto de seu valor de mercado, implicando em uma grande diluição.
Esta é a explicação para a queda das ações AMBP3 hoje, quando a empresa anunciou este follow on
Qual sua opinião e recomendação Cris?
Primeiro um pouco de história...
Para começo de explicação, tenho que recapitular alguns pontos
1) A Ambipar historicamente sempre adquiriu muitas empresas ( ELA COMPROU MAIS DE 40 EMPRESAS DESDE O IPO) e cresceu consolidando o seu mercado de atuação, o que a levou a ter uma endividamento um pouco alto, afinal de contas, para comprar empresas, é necessário dinheiro.
Olha o resultado destas aquisições na receita da empresa :
Não apenas a receita, mas o EBIT - resultado operacional- também vem crescendo muito:
Só que para comprar empresas, ela precisou dinheiro, ou seja, pegar dívida ...
2) O endividamento atual da Ambipar é de 2,9 vezes (dívida líquida/Ebitda) e tem prejudicado o resultado da empresa, pois os juros subiram muito e aumentaram sua despesa financeira.
Olha só como mesmo com a receita e EBIT (resultado operacional) crescendo o lucro começou a cair pela alta de juros...
Com o follow-on, e a empresa usando 100% dele para pagar dividas, a alavancagem financeira vai cair para 2,4 vezes ou na melhor hipótese para 2 vezes, resolvendo, portanto, os limites que a empresa tem de alavancagem de até 2,75 vezes e diminuindo a despesa financeira, melhorando os lucros!
3) O endividamento um pouco alto é um dos motivos pelo qual o mercado fica mais reticente com algumas ações, em épocas de juros Selic tão altos no Brasil
4) A Ambipar ia fazer o IPO de sua divisão de Environmental ESG em 2021, o que ia ajudar a desalavancar, mas o preço das ações foi prejudicado com a queda dos mercados e tal IPO foi cancelado/postergado, o que prejudicou seus planos.
5) Logo, apesar de este não ser o melhor momento para emitir ações, pois não é o momento com as ações mais caras, valorizadas ou com o mercado bombando, a emissão não será ruim para a empresa, pelo contrario, vai resolver bastante o problema de endividamento.
E agora, vale a pena participar da subscrição ou comprar ações da Ambipar (AMPB3)?
Sinceramente, apesar de considerar que a Ambipar está de fato muito barata e o preço por isso pode ser baixo para emitir e vender novas ações, entendo que a oferta vai resolver em grande parte uma das principais travas para a ação subir hoje em dia, que é a alavancagem financeira da empresa.
Dessa forma, recomendarei a PARTICIPAÇÃO na oferta, pois considero que a empresa está MUITO BARATA no preço atual (nessa parte concordo com o mercado) e considero que a injeção de recursos vai melhorar muito a questão do endividamento o que pode poderá fazer o papel andar bem após a oferta !
Além disso, o pagamento de dívidas nesse juros caros vai melhorar a rentabilidade da empresa ROE (rentabilidade sobre o patrimônio) e ROIC (rentabilidade sobre o capital investido) e isso também tende a beneficiar o preço das ações mais no médio prazo.
Aliás, quem quiser pode aproveitar a queda de 10% de hoje para comprar, na minha opinião.
A data de corte é 19 de outubro de 2023, ou seja, as ações compradas hoje já NÃO entram na data de corte, e a prioridade de subscrição é válida APENAS para quem JÁ ERA ACIONISTA.
O início da subscrição Prioritária será 23 de outubro de 2023, então nessa data poderá pedir a subscrição na sua corretora, quem era acionista na data de corte (19/10/2023)
A precificação da oferta será no dia 31/10 e os acionistas que participarem da oferta devem ficar atentos pois tem de ter dinheiro em caixa para pagar pelas novas ações subscritas!
Se você tiver dúvidas envie clicando aqui
Cristiane Fensterseifer – CNPI, CGA e consultora CVM
Instagram : @crisinveste
Twitter : @crisinveste
WhatsApp: 51 992017563
20/10/2023
Posts recentes
Ver tudoUma pergunta que recebi e achei que vale a pena aprofundar ... Selic a 14% ao ano é um risco ou uma oportunidade? A resposta é :...
Acredito q exista um problema sério de governança e uma possível OPA a preços baixos. Vc não teria algum receio qto a isso?
Ótimo, Cris!