top of page

Bradesco (BBDC4) o pior resultado entre os bancões privados

  • 10 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

O Bradesco ontem a noite apresentou um péssimo resultado para o 4T22, e não foi apenas por conta das Americanas...


O próprio banco já tinha guiado o mercado para um 4T fraco, após o 3T não agradar muito aos analistas.

Mas neste ultimo trimestre, não fosse a operação da corretora de seguros, o banco poderia ter apresentado prejuízo ...


Perto do resultado espetacular que o Itaú (ITUB4) divulgou esta semana, então, o resultado do Bradesco ficou parecendo ainda pior.


O Itaú é um bom comparável para o Bradesco, junto com o Santander. Juntos, são os três maiores e mais tradicionais bancões provados brasileiros e acumulam a maior parte do lucro deste setor do Brasil.


No caso do Bradesco, o lucro caiu 76% no 4T22 frente ao ano anterior.


Com isso, a métrica mais analisada nos bancos, o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE ou ROAE) foi de 4% apenas., a menor rentabilidade sobre patrimônio desde 1987 segundo a Economática


O resultado do 4T22 do Santander já tinha vindo fraco e decepcionado o mercado, com ROE de 8%, bastante impactado pelas provisões das dívidas das Americanas (que no caso do Santander, diferentemente do Itaú e do Bradesco, não foram 100% provisionadas, por sinal)


Ainda assim,o Bradesco se superou.

Claro que o fato de as provisões para devedores duvidosos subirem 104% com eles provisionado totalmente a exposição em Americanas prejudicou o lucro do trimestre.


Mas o problema é que não foi só isso, o problema que 2023 também não será facil.


O crescimento do crédito esperado para o ano que vem por ele é baixo, de 6,5% a 9,5%. Na verdade o crescimento esperado do crédito pelo Itau (ITUB4) também não é o mais forte...


Aqui neste primeiro quadro estão as projeções divulgadas pelo Bradesco para 2023 e no segundo quadro a do Itau para você comparar:



A qualidade da carteira de crédito em geral foi fraca e o cenário macro do Brasil não está jogando a favor da sua grande exposição em pequenas e medias empresas e ao varejo de baixa renda.


Sem o efeito das Americanas (AMER3) no resultado do 4T o ROE do Bradesco seria 13%, ainda assim pior que a a Selic que está em níveis estratosféricos.


Se a gente considerar o ponto médio das expectativas que o Bradesco passou para 2023, teríamos um lucro de cerca de R$20 bilhões e um ROE de 13% esperado para 2023, igualmente fraco...


Com as quedas da ação, estamos falando de um P/L de cerca de 7 vezes, semelhante ao do Itaú ITUB4 , que apresentou resultados muito superiores e um ROE de 19%, mesmo contabilizando totalmente sua exposição à Americanas.


Ao contrário do Bradesco e do Santander, o Itau conseguido manter boas rentabilidades e inadimplência usando tecnologia de concessão de crédito.


************************************

************************************

Os resultados fracos de bancos como o Bradesco e o Santander falam além de suas próprias operações e mostram por exemplo:


1) O impacto que a Selic muito alta está fazendo na inadimplência geral da economia


Como disse muito bem Dan Kawa no seu Tweet abaixo:





Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
RECEBA
O MELHOR
CONTEÚDO DE
INVESTIMENTOS
NO SEU EMAIL

Obrigado(a)!

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
RECEBA O MELHOR CONTEÚDO gratuito DE INVESTIMENTOS

Clique aqui para ler o Disclaimer

Exoneração de responsabilidade:

Os conteúdos podem mencionar possibilidades de lucro financeiro decorrente de investimento, eximindo-se a analista de qualquer responsabilidade sobre eventuais prejuízos do cliente em decorrência da tomada de decisão deste.

Recomendações de investimento mesmo quando são fundamentadas pela avaliação criteriosa de um analista certificado, podem não se confirmar e não antecipar o comportamento dos mercados com exatidão.

Padrões, histórico e análise de retornos passados não garantem rentabilidade futura.

Todo investimento financeiro, em maior ou menor grau, embute riscos que podem ser mitigados, mas não eliminados.

Nunca devem ser alocados em renda variável recursos destinados a despesas imediatas ou de emergência, bem como valores que comprometam o patrimônio do cliente.

A Investe10 não realiza intermediações financeiras. Cabe ao investidor a exclusiva responsabilidade pela execução de operações junto à respectiva instituição financeira na qual possua conta aberta. Os analistas têm, ou podem vir a ter, posições nos investimentos recomendados.

O Disclaimer não se sobrepõe à legislação e regulamentação vigentes mais informações estão na aba Disclaimer deste site na guia home.

Dados do site:

Nome: Investe10 ltda CNPJ é 50.569.459/0001-89

Telefone de contato: 51-992017563 / e-mail: investe10@outlook.com

Porto Alegre – Rio Grande do Sul - Brasil

Data estimada de entrega dos produtos (política de entrega) ou data estimada de prestação dos serviços – imediatamente após a compra

Políticas de troca, devolução/cancelamento e reembolso: conforme Políticas de Compra da comercialização dos serviços abaixo.

Políticas de Compra da comercialização dos serviços: Leia também clicando neste Link.

Prestação do serviço – O serviço é prestado online, por meio de relatórios e interação virtual. O cliente terá acesso ao serviço por meio do site.

Política de troca – É possível fazer troca por um serviço de igual valor, entrando em contato por e-mail no prazo de 30 dias

Política de cancelamento – É possível realizar o cancelamento do serviço de cobrança recorrente a qualquer momento nos planos mensais e em 7 dias nos planos anuais.

Política de reembolso - O reembolso é possível se o cancelamento for solicitado pelo cliente em até 7 dias da contratação. O prazo para processamento do reembolso é de até 7 dias úteis.

Detalhes de contato - o e-mail investe10@outlook.com ou WhatsApp 51 992017563 são as formas de contato para troca, devolução ou reembolso.

Métodos de pagamento disponíveis no site: cartão de crédito, boleto e Pix.

bottom of page