Neste breve relatório apresento a atualização do valuation de Sanepar.
A empresa apresentou resultado realmente impressionante – para o bem – no 3T23 e o comentário sobre os resultados você lê clicando aqui.
Coloquei os números, que vieram melhor que eu esperava, na minha planilha de avaliação, bem como outras premissas macroeconômicas, como juros, Selic, etc. para termos o novo preço alvo da empresa.
O preço alvo é um norte, um guia, que nos indica se devemos manter, comprar mais ou vender a ação.
Tambem chamado de preço justo, ele nos ajuda a medir quanto de gordura ou de margem de segurança, ou ainda de potencial de valorização a ação tem.
Vamos ao caso da SAPR11:
Para começar , as receitas crescem em média 3,5% ao ano apenas durante o período projetado, que é até o final das concessões da empresa.
O crescimento é bem conservador, e engloba o aumento do número de ligações de água e esgoto e o repasse de aumento de custos, pela inflação.
A empresa cresce suas receitas conforme amplia investimentos e com isso liga mais usuários e é remunerada pela reguladora pelos investimentos realizados.
Por ser uma empresa de saneamento, temos que as margens da Sanepar são extremamente estáveis ao longo dos anos, e por isso não são estimadas grandes variações de rentabilidade para frente
A margem bruta no final da projeção é de 60%, um pouco menor que o atingido pela Sanepar do 3T23, de forma conservadora.
A empresa gera muito caixa e por isso conseguiu reduzir sua dívida líquida frente ao Ebitda recentemente, para 1,7 vezes, patamar confortável para seu tipo de operação.
A boa geração de caixa tem permitido a empresa pagar bons proventos, e eu estimo que o retorno em proventos se mantenha alto, em 9% no ano que vem, mesmo com uma redução do estimada no benefício tributário por uma possível mudança no juros sobre o capital próprio (JSCP) no Brasil.
O custo da dívida da Sanepar também tem um spread baixo em relação a Selic, fruto do negócio regulado e resiliente, o que reduz o risco.
Por fim, os investimentos da Sanepar, que são remunerados posteriormente pelo regulador com acréscimo de tarifas, cresceram 9% nos últimos 12 meses, o que deve gerar reajustes positivos pela frente.
Nas minhas projeções eu estimo os investimentos crescendo 5% ao ano, um patamar maior que o crescimento das receitas, também de forma conservadora.
Como resultado dos resultados muito positivos apresentados pela Sanepar no 3T23 e das projeções atualizadas, temos múltiplos baixos para a empresa, com P/L de menos de 6 vezes e EV/ Ebitda de 4 vezes estimados para 2024.
Assim, meu preço alvo atualizado para a SAPR11 é de R$32 por unit, o que confere um upside de 32% para suas ações, ao qual se soma um provento estimado de 9% nos próximos doze meses.
Desta forma, mantenho a SANEPAR (SAPR11) com recomendação de COMPRA tanto para a carteira de dividendos como para a carteira completa, All In One.
Meu preço alvo está em linha com a média estimada dos modelos de investimento, conforme a plataforma Investing:
Quando comparamos com as concorrentes listadas em bolsa Sabesp (SBSP3) e Copasa (CSMG3) a Sanepar negocia a menores múltiplos, como mostra o gráfico a seguir:
Abraços,
Cristiane Fensterseifer, CNPI
28/11/2023
Comments