Três resultados e um alívio: Inter&Co (INBR32), Pão de Açúcar – GPA (PCAR3) e Blau (BLAU3) – comentários aqui
Começamos o dia bem, com um alívio para os mercados globais !!!
O gatilho para a queda de segunda-feira dos mercados se desfez pelo menos parcialmente !
O Vice-governador do Banco do Japão (BoJ), Shinichi Uchida, disse que a economia Japonesa não tolera mais uma alta dos juros e com isso a bolsa deles (Nikkei) subiu 1,2%.
Como nem tudo são flores, aqui no Brasil a inflação medida pelo IGP-DI acelerou para +0,83% em julho, ante 0,50% em junho. Agora acumula alta de 1,95% no ano e de 4,16% em 12 meses.
Vamos a alguns resultados divulgados na noite de ontem:
Inter&Co (INBR32) lucro de R$223 milhões no 2T23 supera o estimado !
Não precisa nem ler muito, a imagem abaixo resume quase tudo no Inter (INBR32 na B3 e INTR na Nasdaq)
O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de 10,4% versus 3,6% no 2T23 mostra continuidade do forte crescimento e expansão da lucratividade (a expectativa da empresa é que continue amentando até o fim do ano).
A carteira de crédito cresceu fortes 31% e poderia ter aumentado mais pois o Inter tem folga de capital para isso.
A inadimplência caiu para 4,7% no tri , mostrando qualidade da carteira.
O 2S24 promete ser ainda melhor, dada a sazonalidade da empresa. Considerando lucro de R$900 milhões em 2024 (já acumula R$420 no 1S24) o P/L estimado para o ano fica em 18x.
Blau (BLAU3): lucro líquido recorrente de R$ 52 milhões!
O lucro líquido recorrente no 2T24 foi de R$ 52 milhões, um aumento de 23,1% em relação ao 1T23, marcando a retomada operacional do seu negócio com o lançamentos de novos produtos, maturação de fábrica e ampliação da capacidade de produção e captura de sinergias com a aquisição do laboratório Bergamo e expansão das atividades da Hemarus.
O P/L do 2T24 anualizado fica em 9x
Ante o ano passado ainda representa queda de 26%, mas mostra que está em curso a recuperação.
A margem bruta de 36,5% no 2T24, subiu 3,2 p.p. em relação ao 1T24.
Ebitda recorrente R$91 mi teve leve queda de 3% a/a mas cresceu 41,5% em relação ao 1T24
O EV/Ebitda anualizado fica em 5,5x
A margem EBITDA recorrente de 19,6% no 2T24 ante 25,8% no 2T23
A receita líquida de R$465 mi no 2T24 alta de 28% em relação ao 2T23 e de 29% em relação ao 1T24 - acima da estimativa dos analistas de mercado, com crescimento do segmento hospitalar e varejo + estética + plasma.
A atenção deve ficar no controle do PDD – provisão para devedores duvidosos – com alguns clientes do segmento de saúde em apuros financeiros.
Do lado positivo a decisão recente do STF para a retomada do leilão do Ministério da Saúde para aquisição de cerca de 800 mil frascos de imunoglobulina SEM PARTICIPAÇÃO DE PRODUTOS SEM REGISTRO é uma ótima notícia, apesar de ainda não ter data passa ocorrer.
Esta foi uma das principais causas da queda da ação, pois com a flexibilização para compra de produtos sem registro, ocorrida no Covid e postergada, os preços derreteram.
Se a empresa ganhasse cerca de ¼ do leilão com preço e margem históricos seriam cerca de R$ 50 milhões as mais de resultado, segundo estimativas de mercado.
Pão de Açúcar - GPA (PCAR3) segue melhorando os resultados - turnaround em curso
O prejuízo diminuiu em 15% ante o 2T24 para R$ 272 milhões nas operações continuadas , penalizado pelo início do pagamento de juros da negociação do pagamento de ICMS com SP.
A empresa teve a melhor margem desde 2020 com redução no custo de mercadorias vendidas.
O lucro bruto foi 9,9% maior, com uma margem de 28,2%, 1,9 ponto percentual a mais do que no 2T23, acima das estimativas dos analistas pela Bloomberg.
O Ebitda ajustado chegou a R$ 396 milhões, crescimento de 57%, na comparação com o segundo trimestre de 2023.
Com despesas quase estáveis ante o ano a margem Ebitda ajustada foi de 8,8%, 3,1 p.p acima do 2T23 - a maior do setor dentre os resultados divulgados – interessante notar que ocorreu aumento de margem mesmo com as vendas fracas.
A receita líquida crescendo pouco, 2,5%, para R$ 4,5 bilhões com vendas em mesmas lojas total de 3,4% - abaixo da inflação no período.
O destaque foi o formato de proximidade , o chamado Minuto Pão de Açúcar, pequenas lojas de bairro que mostra crescimento de mais que o dobro dos demais formatos (6,9% no 2T),
Este é o foco de crescimento e a maior parte das novas 51 lojas abertas em 12 meses no total, sendo 9 das 10 inaugurações no 2T.
A empresa pretende crescer também o retail media, venda do espaço de mídia nas lojas e fornecimento de inteligência comercial para os fornecedores.
O e-commerce cresceu 15,6% para um 13% das vendas totais
A alavancagem caiu de 10,6 vezes no 2T23 para 2,8 vezes com venda de ativos
No segundo trimestre, o fluxo de caixa livre operacional caiu de R$ 220 milhões para R$ 63 milhões.
Um dos maiores riscos segue sendo as contingências não provisionados de R$ 11 bilhões e caso o Casino (ex controlador) venda sua fatia de 22,5% em bolsa podemos ter pressão vendedora pressionando a ação.
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Cristiane Fensterseifer – CNPI, CGA e consultora CVM de investimentos no www.investe10.com.br
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